Mulheres que Decidem
Mulheres que Decidem
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Brasil sairá da crise mais rápido se investir em apoiar mulheres empreendedoras

Brasil sairá da crise mais rápido se investir em apoiar mulheres empreendedoras
Marketing RMqD
jun. 8 - 2 min de leitura
000

A atividade empreendedora é um dos principais agentes para o crescimento econômico e a redução da pobreza. A boa notícia é que governos e instituições financeiras ao redor do mundo estão se dando conta de que um atalho para melhorar o cenário de empreendedorismo no País é investindo em mulheres empreendedoras.

 

No entanto, barreiras invisíveis e crenças culturais enraizadas ainda impedem as mulheres de participarem plenamente da economia.  É o que em parte se explica o fato de mulheres se dedicarem 17% menos horas às suas empresas e o dobro de horas às tarefas domésticas que os homens, segundo o Sebrae e o IBGE.

A pandemia da Covid-19 escancarou essa fragilidade estrutural de nossa cultura. Desde o ano passado, houve perda de 1,3 milhão de mulheres à frente de negócios. A situação é ainda pior para empreendedoras negras quando 79,4% operam sem reservas financeiras no atual cenário econômico.

Considerando que quatro em cada 10 lares brasileiros hoje são chefiados por mulheres e que 41% deles são sustentados por empreendedoras, pode-se dizer que o Brasil está perdendo uma grande oportunidade de melhorar a condição de vida, não só de milhões de brasileiros bem como da economia como um todo. Os benefícios de se investir em mulheres empreendedoras são inúmeros: empregam mais mulheres, são menos inadimplentes que os homens, apesar de pagarem taxas de juros maiores, e são mais escolarizadas. Um estudo do Boston Consulting Group e Mass Challenge mostrou que, apesar de receberem menos financiamento, as startups fundadas por mulheres são investimentos financeiros melhores. Para cada dólar de financiamento, essas startups geraram 78 centavos, enquanto startups fundadas por homens geraram metade disso.

Quer saber mais e o que deve ser feito para melhorar esse cenário? Leia mais em https://politica.estadao.com.br/blogs/gestao-politica-e-sociedade/brasil-saira-da-crise-mais-rapido-se-investir-e-apoiar-mulheres-empreendedoras/


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você