[ editar artigo]

5 DORES DA EMPREENDEDORA

5 DORES DA EMPREENDEDORA

Você que é empresária como eu, com certeza, sabe bem que as dores da mulher empreendedora são muitas, especialmente no início do seu negócio. Esta é uma fase em que, muitas vezes, nos sentimos perdidas, sem saber ao certo como contornar os problemas da empresa e fazê-la crescer.Criar uma proposta de valor e um modelo de negócio inovador; são alguns dos nossos desafios, bem como dispor de capital de giro para fazer o empreendimento se manter independente dos seus resultados financeiros iniciais.

Para nós, mulheres, além das preocupações relacionadas ao negócio, cito neste post as 5 maiores dores da que enfrentamos:

⚠Carga mental excessiva

Estar a todo momento pensando naquilo que poderia ter feito, mas não fez, e ficar imaginando os piores cenários em todas as decisões que precisa tomar pode ser exaustivo. Irritabilidade, lapsos de memória e problemas com a concentração, são alguns dos sintomas. Oferecer abertura à conversa e auxílio para aliviar as ansiedades pode ajudar. Além disso, é preciso adotar hábitos saudáveis para amenizar esta situação.


⚠ Responsabilidade com os cuidados com a família, trabalho, organização da casa...

A dupla jornada, por muitas vezes consome a vida da empreendedora que, sente-se exausta ao final de um dia de trabalho. A dica é: delegue aquilo que você não sabe, não gosta ou não quer fazer. Isto já ameniza a sua jornada e faz com que você foque no que deve ser feito.


⚠Dificuldade de acesso a crédito

A maioria das mulheres não tem acesso fácil ao crédito, mas atualmente já existem programas de grandes empresas que estão facilitando a vida da empreendedora neste sentido.


⚠Sermos levadas à sério no mundo dos negócios

Principalmente perante aos companheiros e familiares. Parece que a mulher que empreende precisa o tempo todo provar que é capaz;

⚠Crença “Sei fazer, mas não sei vender"

Esse é o “calo” das empreendedoras que assim como eu ainda tem “ vergonha” de falar sobre seu produto ou serviço. Então eu deixo uma reflexão: Será que é vergonha mesmo ou “medo de receber um não?


⚠Falta de networking e referências de outras empreendedoras de sucesso

Muitas empreendedoras, ainda não tem acesso para participar de grupos com outras mulheres de modo que possam compartilhar suas dores e buscar neste ambiente respostas a partir das experiências de outras empreendedoras. Nesse sentido, indico a Rede Mulheres Que Decidem, um espaço exclusivamente feminino, onde as empreendedoras podem trocar experiências, gerar novos negócios e muitas outras oportunidades!

Deise Mangaéira - Consultora Previdenciária - Líder da RMQD

 

Mulheres que Decidem
Deise Cristina dos Santos Mangabeira
Deise Cristina dos Santos Mangabeira Seguir

Deise Mangabéira,Assistente Social, Consultora Previdenciária, Mentora de Mulheres na RMQD, CEO da DM Assessoria Personalizada.

Ler conteúdo completo
Indicados para você