Mulheres que Decidem
Mulheres que Decidem
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

5 DORES DA EMPREENDEDORA

5 DORES DA EMPREENDEDORA
Deise Cristina dos Santos Mangabeira
mai. 25 - 3 min de leitura
000

Você que é empresária como eu, com certeza, sabe bem que as dores da mulher empreendedora são muitas, especialmente no início do seu negócio. Esta é uma fase em que, muitas vezes, nos sentimos perdidas, sem saber ao certo como contornar os problemas da empresa e fazê-la crescer.Criar uma proposta de valor e um modelo de negócio inovador; são alguns dos nossos desafios, bem como dispor de capital de giro para fazer o empreendimento se manter independente dos seus resultados financeiros iniciais.

Para nós, mulheres, além das preocupações relacionadas ao negócio, cito neste post as 5 maiores dores da que enfrentamos:

⚠Carga mental excessiva

Estar a todo momento pensando naquilo que poderia ter feito, mas não fez, e ficar imaginando os piores cenários em todas as decisões que precisa tomar pode ser exaustivo. Irritabilidade, lapsos de memória e problemas com a concentração, são alguns dos sintomas. Oferecer abertura à conversa e auxílio para aliviar as ansiedades pode ajudar. Além disso, é preciso adotar hábitos saudáveis para amenizar esta situação.


⚠ Responsabilidade com os cuidados com a família, trabalho, organização da casa...

A dupla jornada, por muitas vezes consome a vida da empreendedora que, sente-se exausta ao final de um dia de trabalho. A dica é: delegue aquilo que você não sabe, não gosta ou não quer fazer. Isto já ameniza a sua jornada e faz com que você foque no que deve ser feito.


⚠Dificuldade de acesso a crédito

A maioria das mulheres não tem acesso fácil ao crédito, mas atualmente já existem programas de grandes empresas que estão facilitando a vida da empreendedora neste sentido.


⚠Sermos levadas à sério no mundo dos negócios

Principalmente perante aos companheiros e familiares. Parece que a mulher que empreende precisa o tempo todo provar que é capaz;

⚠Crença “Sei fazer, mas não sei vender"

Esse é o “calo” das empreendedoras que assim como eu ainda tem “ vergonha” de falar sobre seu produto ou serviço. Então eu deixo uma reflexão: Será que é vergonha mesmo ou “medo de receber um não?


⚠Falta de networking e referências de outras empreendedoras de sucesso

Muitas empreendedoras, ainda não tem acesso para participar de grupos com outras mulheres de modo que possam compartilhar suas dores e buscar neste ambiente respostas a partir das experiências de outras empreendedoras. Nesse sentido, indico a Rede Mulheres Que Decidem, um espaço exclusivamente feminino, onde as empreendedoras podem trocar experiências, gerar novos negócios e muitas outras oportunidades!

Deise Mangaéira - Consultora Previdenciária - Líder da RMQD

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você