Collabs são a junção de duas ou mais marcas com proposito de promover e divulgar a marca! E obvio que, como em qualquer negócio, é importante que haja venda! O termo Collab vem da palavra Collaborating em Inglês, que significa colaboração.
Para nós, pequenas empresárias, essas collabs são fundamentais, pois nos trazem diversos benefícios e, principalmente, aos nossos negócios. Quando fazemos buscamos divulgar, promover, vender o nosso produto e podemos fazer em diversos formatos. Podemos fazer Collabs presenciais ou online, podemos fazer eventos grandes, mas também eventos mais intimistas, podemos fazer para lançar um produto especifico ou uma coleção que tenha a ver com aquela temática. Sim, a Collab deve ter um tema e as marcas envolvidas devem dialogar com esse tema, os clientes e convidados daquelas marcas devem ter uma conexão com o tema também, para que haja sucesso no evento!
É importante, também, estudar muito bem com que tipo de empresa você irá associar a sua marca e o seu produto...vocês se conectam com os mesmos valores e os mesmos propósitos? Porque vocês irão compartilhar experiências, compartilhar clientes, fazer network e divulgar mutuamente as marcas um do outro.
No mundo das pequenas empresas as Collabs funcionam muito bem quando uma empresa que já está mais consolidada se une a outra que está nascendo ainda, entrando no mercado. Esta colaboração gera um engajamento bacana por parte dos clientes e uma simpatia maior deles pela marca, pois demonstra o lado humano e empático do negócio.
Por Mila Porto - @milacporto