[ editar artigo]

A IMPORTÂNCIA DO AUTOCONHECIMENTO PARA O SUCESSO PESSOAL E PROFISSIONAL

A IMPORTÂNCIA DO AUTOCONHECIMENTO PARA O SUCESSO PESSOAL E PROFISSIONAL

Por que o autoconhecimento é importante?

Quando você se conhece, você sabe seus limites e consegue enxergar até onde pode ir em uma situação. Quando você se conhece, deixa de viver no automático e assim passa a ter mais autonomia sobre o que faz com sua vida e com o que te afeta. 

Quem conhece seus próprios limites, sejam eles físicos, afetivos ou financeiros, por exemplo, consegue tomar decisões mais sensatas e inteligentes. Quem conhece suas paixões (o que te motiva e faz feliz) e aptidões, tem mais chances de desenvolver o seu potencial e se realizar, pessoalmente e profissionalmente. 

Quando você conhece seus valores, propósitos, pontos fraco e fortes, você faz escolhas mais assertivas de carreira e um marketing pessoal mais eficaz. 

Motivos importantes para o Autoconhecimento:

  1. Entender com clareza as nossas motivações;
  2. Conhecer nossos limites;
  3. Desenvolver o nosso potencial;
  4. Fazer marketing pessoal;
  5. Se realizar profissionalmente;
  6. Desenvolver inteligência emocional e social;
  7. Tomar decisões melhores na vida pessoal e profissional;

Perguntas pertinentes para ampliar a sua autopercepção e identificar as suas características e singularidades:

  • Quem sou eu?
  • Quais são os meus valores?
  • Qual é o meu propósito e visão de vida?
  • O que me faz feliz?
  • Quais os meus pontos fortes e fracos?

Identificar as nossas próprias aptidões e habilidades inatas nem sempre é fácil, até porque a nossa autopercepção pode estar distorcida. Por isso é sempre saber de amigos, familiares e colegas de trabalho, enfim pessoas que convivem com você, como eles te veem.

Pergunte o que eles acham que você faz bem ou que acham que você pode melhorar.

Conhecer a si mesmo é saber também o que vale a pena desenvolver e  que não vale investir seu tempo. Por exemplo, você teria perfil para trabalhar sob pressão? Caso o seu perfil não seja esse, talvez não seja uma boa ideia ter uma carreira no mercado financeiro.

Ter consciência das nossas características pessoais é importante porque elas vão refletir em nossas preferências e estilos de trabalho. E isso é determinante para a nossa produtividade e satisfação no trabalho.

Você gostou deste artigo sobre a importância do autoconhecimento?  Então compartilhe esse texto com seus amigos! Entre no meu canal do Youtube

https://www.youtube.com/channel/UCJwM3PCeqKSxUMZgsv8MUfw

Ivania Rodrigues

Abraço!

 

Mulheres que Decidem
Ivania Rodrigues
Ivania Rodrigues Seguir

Psicologa Treinadora de Alta Performance, Reprogramadora Mental, Líder Educadora Escola Rede Mulheres que Decidem, MBA em Liderança Feminina, Mestranda em Empreendedorismo e Negócios, Criadora do Treinamento online , Desperte Seu Poder.

Ler conteúdo completo
Indicados para você