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Como fazer a sua Apresentação pessoal

Como fazer a sua Apresentação pessoal

Cada dia mais encontramos a necessidade de estarmos preparados para nos apresentar de forma assertiva, pois as oportunidades podem estar bem perto de você. Pensando nisso elaborei um roteiro de apresentação pessoal prático para você estar sempre preparado.

Há momentos da vida profissional em que é necessário fazer uma apresentação pessoal que englobe suas conquistas, enfatize suas qualificações e prenda o interesse do cliente ou investidor em questão. O problema é que muitas das oportunidades que surgem são em intervalos de tempo muito curtos. Pode parecer impossível, mas se você praticar sua proposta até dominar a apresentação, ficará confiante o suficiente para fazer um bom discurso e alcançar mais esse objetivo.

Não soe como uma pessoa pretensiosa. Uma coisa é agir com autoconfiança, mas achar que você é melhor do que os outros é outra. Faça perguntas para seu interlocutor, interesse-se pelo histórico dele. Essa é a melhor forma de não soar presunçoso.

Vista-se para a oportunidade que quer. Sua apresentação pessoal depende de um visual profissional e limpo, ou a pessoa não olhará para você duas vezes – nesse caso, seu discurso não fará diferença.

 

  1. Comece dizendo quem você é e o que faz.
  • Você pode iniciar sua fala com um “Olá, eu sou o Fulano da Silva. Acabei de me formar na UFRJ em propaganda e marketing” ou “Oi, meu nome é Beltrano dos Santos e trabalho como representante comercial de varejo”.
  • Assim, seu ouvinte saberá o seu nome e a informação que mais o interessa no momento, que é o que você faz.

 

2.Fale qual é o seu objetivo.

Agora que você se apresentou formalmente, é hora de dizer o que o traz à ocasião em que estão.

Por exemplo, se vocês estão em um evento  profissional, seu objetivo provavelmente é fazer parecerias, conseguir um emprego ou ter uma oportunidade de fazer negócios.

Seguindo essa lógica, seu ouvinte saberá quem é você, o que faz e o que pretende tudo em uma ou duas frases simples.

3. Fale de suas conquistas.

Se existe algo que pode convencer seu interlocutor de que você alcançará seu objetivo é saber de todas as metas que já conquistou, portanto discorra sobre seu histórico. Uma estrutura que pode ajudá-lo é o CAR – contexto, ação adotada e resultado da ação.

4. Fale de suas habilidades.

Agora que seu contato sabe como você pôde ser útil no passado para outras pessoas, complemente essa informação com suas habilidades. Falar de seus talentos é a maneira com que seu ouvinte saberá como você poderá ser útil eventualmente para ele. Fale de suas habilidades técnicas e conquistas acadêmicas, mas não deixe as habilidades sociais e comportamentais de fora, como seu bom relacionamento interpessoal e talento para liderar.

5. Finalize a apresentação com uma proposta de ação.

Um bom encerramento para sua apresentação é oferecer ou solicitar (dependendo da situação) um encontro para selar esse novo contato.

Por exemplo, diga algo como “Podemos agendar uma reunião para debater como eu poderia melhorar as vendas de sua empresa” ou “Acho que eu poderia fazer melhorias incríveis em seu departamento comercial. O que acha de trocarmos nossos contatos e conversamos melhor em uma reunião?”.

 

6. Adapte o discurso para cada situação.

A ideia não é formatar uma fala padrão para todos com quem conversar, as ocasiões e pessoas serão diferentes. Sempre que surgir uma oportunidade como essa, pratique seu discurso, mesmo que a base já esteja pronta.

Em uma empresa por exemplo, o melhor seria enfatizar os objetivos relacionados à sua área de atuação e as habilidades que fazem de você a escolha perfeita para ser o novo membro de uma equipe.

Já em um evento para desenvolver uma rede de contatos e expandir o seu networkink  o melhor seria focar nos objetivos relacionados à manutenção de clientes e habilidades que influenciem na prospecção de novos clientes.

 

Ivania Rodrigues

Psicóloga Treinadora de Alta Performance e Educadora Corporativa da Rede mulheres que Decidem

Instagram @ivaniarodrigues.psicologa

 

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