Mulheres que Decidem
Mulheres que Decidem
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Como Lidar com a Rejeiçāo

Como Lidar com a Rejeiçāo
Ivania Rodrigues
jun. 9 - 4 min de leitura
000

A Neurociência comprova que o sentimento de rejeição, causa uma dor tão profunda quanto ter um braço quebrado, isto ocorre porque ela ativa regiões do nosso cérebro relacionadas a dor física.

Por esta razão que é tão difícil lidar com a dor da rejeição. 

Quando nasce este sentimento?

Ela tem origem na nossa primeira infância, através as nossas vivencias com nossos familiares, a ferida da rejeição se abre quando a criança sente que ela não é bem vinda e existe um sentimento de não pertencimento daquele núcleo familiar. 

A repercussão é que  na vida adulta ela se manifesta como uma decepção, uma expectativa frustrada e a falta de apoio — físico, psicológico ou emocional — podem se caracterizar como uma rejeição. E pode acontecer dentro das empresas, na carreira, nos negócios, nos relacionamentos e também no aspecto pessoal.

O fim de um relacionamento é um bom exemplo, assim como uma promoção profissional da qual você foi preterido por outro colega de trabalho.

Muitas pessoas têm medo da rejeição — antes mesmo que ela aconteça. Como resultado disso, criamos bloqueios para as nossas ações e pensamentos, nos levando a limitações.  

Como superar o sentimento de rejeição?

 Dê um significado à rejeição. Não precisa usar a imaginação para antecipar o sentimento de que vai ser rejeitado.

A perspectiva negativa vai sempre encaminhar os seus planos para um lugar de decepções e temores. Por outro lado, comece a alimentar o lado positivo. 

Equilibre as expectativas com racionalidade e argumentação, e torne-se uma pessoa mais positiva. Entenda que isso não significa iludir-se, mas trabalhar as percepções com naturalidade e com a ciência de que, mesmo diante de uma rejeição, ao menos você vai saber o motivo para fazer diferente, em uma próxima oportunidade. 

Pratique o Amor próprio, tenha gratidão por quem você é, atualmente. Pois foi a partir dessas experiências que você aprendeu diversas lições. E, acredite: elas são valiosas para que você comece a gostar mais de si e a lidar bem com as futuras rejeições.

A rejeição faz parte de nosso aprendizado, construção de nossa personalidade e até mesmo desenha a maneira com a qual lidamos com as situações e também com as pessoas ao redor.

Por isso, comece com mais amor-próprio. Não se culpe tanto por uma decepção. Tome, sim, o tempo necessário para absorvê-la, mas não fique remoendo — muito menos, por antecipação.

Uma maneira simples, mas funcional, de ter mais amor-próprio, é  por celebrar as suas conquistas. Qualquer uma delas, mesmo as menores. Essa gratificação pode sobressair-se ao impulso gerado pelo sentimento de rejeição.

Assuma as suas vulnerabilidades. Já sabe identificar quais são os seus temores? Assuma-os, converse com quem você confia e exteriorize os medos que impedem você de tomar atitudes.

Isso não significa que você deva aceitá-los, mas expulsá-los gradualmente sempre que falar sobre o assunto. É uma boa maneira de compreender que são processos dos quais todos sentem — mas em proporções distintas. 

Saber que você não é a única pessoa a passar por isso pode ser um interessante método para juntar, no seu tempo, a disposição para encarar a situação sem antecipar a rejeição em sua mente.

Faça as pazes com o seu passado, experimente voltar ao seu passado para fazer as pazes com ele.

O perdão é uma poderosa forma de libertação. E pode ser de grande valia para que você comece a desvencilhar-se de quem você foi para tornar-se, cada vez mais, a pessoa que você é atualmente.

No meu Treinamento Desperte o seu poder em 60 dias voce tem a oportunidade de curar esta ferida emocional da Rejeição.  siga-me nas redes sociais e veja quando será a Proxima imersão.

@ivaniarodrigues,psicologa

Texto Ivania Rodrigues


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você