Mulheres que Decidem
Mulheres que Decidem
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

COMO VENCER A AUTOSSABOTAGEM

COMO VENCER A AUTOSSABOTAGEM
Ivania Rodrigues
fev. 4 - 4 min de leitura
010

Autossabotagem é uma condição psicológica na qual a  pessoa quer muito melhorar qualquer condição que a tornasse mais feliz e, no entanto, não consegue agir nesse sentido, sendo assim, ela dá um tiro no pé, ou se autoboicota em todas as oportunidades de crescimento.

Por que isto ocorre?

O que acontece  é que a psiquê dessa pessoa está dividida. Um lado seu, mais racional, o consciente, sabe exatamente o que quer e o que deve fazer para conseguir o que quer; se não sabe, ao menos tem uma ideia do caminho a ser percorrido. Um outro lado da personalidade, mais emocional, o subconsciente, não quer fazer o que a tornaria mais feliz, porque no fundo, sente, pelos mais diversos motivos, que a condição desejada não a tornará TÃO feliz assim, porque está apegada à várias questões atuais que tem lá suas várias vantagens.

É uma questão de falta de determinação em mudar, e de falta de convicção quanto à vantagem de mudar. Auto-sabotagem e indecisão estão muito relacionadas.

As pessoas se comprometem, dizem querer a sua melhora, mas, não conseguem atingir os resultados de forma permanente. Ou ainda, desistem com facilidade, não tem persistência ou tem muitas recaídas. Todo individuo tem um lado que deseja melhorar e outro lado que o freia, que não deseja sair da zona de conforto em que se encontra. Por mais difícil que seja a situação de uma pessoa, ela está acostumada com aquela dificuldade. Mudar, mesmo que seja para melhor, causa medo e resistência. Muitas vezes preferimos ficar numa dificuldade já conhecida do que mudar para algo melhor, porém desconhecido.

Como saber se você está se Autossabotando?

ë muito simples, quando uma situação ruim fica recorrente na sua vida, mas você não consegue superá-la, é provável que você esteja se sabotando. Está ruim, mas não está ruim o suficiente para que se promova alguma mudança. Você quer muito mudar, mas não quer TANTO assim. E admitir essa realidade é o primeiro passo para resolver esta situação.

Adoro esta frase: Se você não pagar o preço do sucesso, estará pagando o preço do fracasso.

Zig Ziglar

E qual a solução? Como vencer a Autossabotagem?

podemos vislumbrar dois caminhos:

  Pense na situação que gostaria de alcançar em breve: Uma cura, um desafio, uma mudança. Se imagine e se sinta na situação que tanto almeja.

Caso queira MESMO mudar: Compreenda o apego às conveniências da situação atual. Reforce a convicção do benefício da mudança. Entenda que a maioria das crenças negativas são genéricas e tentam consolidar uma determinada verdade a respeito do mundo, da vida e das pessoas. MAS em se tratando do mundo, da vida e das pessoas, há uma única verdade: TUDO É POSSÍVEL.

Caso se perceba que não se quer mudar TANTO assim: Talvez você não queira mudar sua vida. Neste caso, é preciso ser honesto consigo mesmo e admitir que o que se ambicionava não era tão desejado. Isso pode lhe trazer uma paz incomensurável. Muitas vezes alimentamos ambições que nem são nossas e sim adquiridas das convenções, quando o que se quer mesmo, é paz de espírito e sossego. Então o que resta é parar de querer tanto, e aprender a lidar com as coisas do jeito que elas são.

 Nenhum dos dois caminhos é errado. Não é errado querer melhorar, e não é errado querer deixar tudo como está. Não há certo nem errado na vida. Há atos e consequências. E a escolha da consequência com a qual mais nos identificamos. 

Texto Ivania Rodrigues

 


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você