[ editar artigo]

Deixando um legado

Deixando um legado

 

Quantas e quantas vezes durante o ano, durante os meses, durante as semanas ou durante o dia a dia me deparo com pessoas que estão deixando a vida passar; e não assumem ou decidem realmente o que fazer enquanto as horas, minutos e segundos correm. Neste sentido, podemos refletir hoje sobre o fato de que podemos assumir o controle do nosso destino e viver uma vida com propósito e não simplesmente deixando ir. Por isso sou contra o verso da música que diz: Deixa a vida me levar.

Cada um de nós recebeu gratuitamente uma vida inteira para viver a possibilidade e oportunidade de aproveitar para fazer história, para deixar marcas positivas nas pessoas, para encantar com nossas ações, inspirar com nosso exemplo e realizar muitos e muitos sonhos para um mundo melhor. Que tal?

O ponto importante para refletirmos nesta direção vem do pensamento de que não estamos falando de riquezas materiais, não estamos nos referindo a quantidade de dinheiro que vai conseguir acumular, mas falando do sucesso não calculado pela quantidade de bens, pois tudo que é material ficará quando partirmos. O mais importante é avaliar a qualidade de vida que temos e o amor que distribuímos.

Pensar nisto é até simples, mas é bastante complexa sua prática, porque passa por desengavetar crenças limitantes, tirar poeira de emoções reprimidas, encarar de frente os medos, reavaliar valores. Para isto, vamos partir de algumas perguntas que podem acender e nos desafiar a sermos pessoas melhores dia a dia:

Que lembranças temos deixado por onde passamos?

Que marcas são feitas nas pessoas que tocamos em nossos relacionamentos diários?

Quais as memórias no coração dos que recebem nosso atendimento e serviços?

O que falarão de nós quando não estivermos mais fisicamente neste mundo?

Qual o discurso pode ser escrito sobre a nossa história?

Espero que algumas dessas perguntas e suas respostas pessoais levem você a um cenário de autoconhecimento, e com este, a perspectiva de que não há como escrever um legado se levarmos a vida de forma despretensiosa, se deixarmos passar as oportunidades, projetos e sonhos no percurso da existência sem entender que o recurso tempo é o mais democrático e não controlável que temos; e este vai escorrer pelas nossas mãos. As respostas para estas perguntas podem levar a ações de lutas intensas para conquistar com paixão e coragem a história de sua vida, sem afogar-se na ansiedade e na falsa liberdade que o mundo moderno tem nos empurrado. Pense nisto!

Tenho quase certeza que você já deve ter lido ou escutado algo do tipo: descubra a sua missão, viva esta razão de ser e colha resultados surpreendentes. Não quero ser repetitiva, mas é bem isto. Mais do que percorrer caminhos, trilhar metas e deixar pegadas relevantes, precisamos entender porque e para que vivemos, e com esta clareza, ter a certeza de que deixamos nossa essência por onde passamos. Como descobrir?

Gosto de uma receita simples que o mundo do Coaching nos ensina para definição de missão e quero compartilhar com você:

1 – Pense porque acorda todas as manhãs.

2 – Navegue em seus pensamentos um pouco, em suas rotinas e atividades para resgatar lembranças das suas atitudes. Feito isto...

3 - Relacione as suas 3 principais qualidades.

4 – Relacione as suas 3 principais sensações de satisfação preferidas, ou seja, o que você mais valoriza sentir em suas realizações.

5 – Construa uma frase que junte as qualidades e sensações e internalize o seu ensaio de missão.

Modelo da Construção da Frase:

A minha missão é através da QUALIDADE 1, QUALIDADE 2, QUALIDADE 3, gerar mais de SENSAÇÃO 1, SENSAÇÃO 2, SENSAÇÃO 3 em minha vida.

Espero que estes passos ajudem no desenho da sua missão e a entender que o seu legado será intensificado através de suas ações em prol do cumprimento de sua razão de ser (demonstrar suas qualidades e talentos ao mundo, tendo uma vida incrível como exemplo) e com ela as respostas para as perguntas: Meus comportamentos demonstram meu potencial? Meus frutos apresentam a árvore que nasci para ser?  Construo tesouro mais que ouro? Sigo princípios a serem seguidos?

Claro que este tipo de exercício é um desafio para subir a um outro nível de avaliação e análise introspectiva sobre o que estou realmente fazendo com a vida que tenho e também capaz de mudar a mentalidade sobre o mundo e sobre quais tarefas realizar e quais negar. Afinal, foco também é dizer não para tantas coisas que não estão vinculadas a sua missão. De certo, não são todas as pessoas que já estão neste estágio de maturidade; e tudo bem também.

Afinal, algumas pessoas não conseguem nem sonhar ainda, outras já conseguem sonhar. Algumas embora com muitos sonhos, não conseguem estabelecer um plano para realização. Algumas já conseguem programar a melhor forma de conquistar esses sonhos. Outras, embora com planos incrivelmente organizados, não conseguem ter atitude de ação. E algumas já estão no estágio de desenvolvimento de sonhar, estabelecer objetivos, estruturá-los em metas e arregaçar as mangas para fazer acontecer. Em que estágio você está?

Independente do seu momento de evolução, arrisco dizer que é importante acreditar que o legado não é construído sobre a vida de quem é inconstante, de quem não cumpre a missão ou abandona desafios no meio do caminho. Pelo contrário: pessoas que concluem projetos são as que inspiram, por pavimentarem caminhos de concretização de objetivos.

Quero muito, que de alguma forma, tenha contribuído para você refletir sobre a caminhada relevante, inspiradora, inapagável, em todo caminho que traçar e assim, comemorar no simbólico fim de ciclo do ano de 2021 – réveillon, a oportunidade de ter construído este ano uma folha escrita com luzes e flores, que deixa seu brilho e suave perfume por onde quer que vá!

Cintia Lima

Psicóloga, Master Coach e Leader Mentoring 

Instagram: @Psi.cintialima

Facebook: Cintia Lima

Site: https://www.cintialimacoach.com/

LinkedIN: 

https://br.linkedin.com/in/psicintialima

 

 

 

  

 

 

 

  

Mulheres que Decidem
Cintia Lima
Cintia Lima Seguir

Psicóloga, Leader Mentoring e Master Coach - CL Treinamentos. Gerar Performance de Pessoas e Organizações através de Palestras, Treinamentos, Consultoria, Mentoria e Coaching, usando dons e talentos para ser sal, luz e fermento.

Ler conteúdo completo
Indicados para você