Olá Colega Empreendedora!
Hoje iremos falar sobre Empreendedorismo.
Muitos podem pensar que:
Empreender = Criar seu próprio negócio? (Falso)
· Empreendedor Social - buscam transformar o mundo e melhorar a vida das pessoas.
· Intraempreendedor - encontra oportunidade de empreender e inovar dentro da própria empresa.
· Empreendedor é aquela pessoa que tem uma idéia, coloca em prática e colhe resultados.
O empreendedor é aquele indivíduo que é criativo, inovador, arrojado, que estabelece estratégias que vão delinear seu futuro.
Independentemente do gênero, empreender sempre exigirá muita dedicação, disciplina e conhecimento.
Para empreender é importante você saber onde está. Ter ciência que mesmo no mundo de hoje, só por ser mulher, você pode se esbarrar facilmente no preconceito imposto pela sociedade dependendo do tipo de negócio que você quer empreender.
Dar início a um empreendimento requer alguns passos fundamentais.
Vamos à algumas dicas importantes:
5 Dicas para quem quer começar a empreender
1. Elabore plano de negócio: defina qual será o negócio, o que é preciso para começar, qual é o melhor local, o que será ofertado e a previsão de recuperação do investimento. O Plano de Negócios é um documento que descreve os objetivos e quais caminhos devem ser seguidos para alcançá-los, diminuindo riscos e incertezas. Se for bem elaborado, o plano de negócios vai demonstrar se o seu negócio é viável.
2. Analise o mercado: Esta é uma das etapas para a elaboração do plano de negócios. Saber quem são os clientes, concorrentes e fornecedores, além de detalhar quais são os produtos ou serviços que vai oferecer
3. Avalie os custos. Qual é o capital inicial, a previsão média de faturamento e o lucro almejado?
É preciso lembrar que leva tempo até que sua empresa passe a dar lucros. Lembre-se que existe o investimento inicial e as despesas fixas, como: agua, luz, telefone, aluguel e outros.
Aprenda a economizar.
4. Aumente sua rede de contados, criando relacionamentos: use as redes sociais a seu favor e conecte-se com grupos e páginas relacionadas ao seu negócio.
5. Seja proativa: busque informações e capacitações na área em que deseja abrir o negócio e participe de eventos como feiras, workshops e seminários
Esteja preparada para as adversidades.
Não desista nunca! Se precisar, recomeçe!
Gizele Leal
Empreendedora, Palestrante, Escritora, Treinadora de Pessoas
31 993905996