Trabalhar, cuidar da casa, dos filhos, focar na vida pessoal, uau quanta coisa para resolver e pensar. Cada situação requer uma dedicação e um esforço diferente, e com tantos afazeres é quase impossível chegar ao fim do dia sem estar cansada ou até mesmo exausta.
O nível de reconhecimento atual que as mulheres alcançaram diante da sociedade é promissor, porém junto vem as cobranças limitantes de jamais deixar de lado os tradicionais afazeres femininos. Gerando assim uma exaustão psicológica a tal ponto de evoluir para a síndrome da mulher maravilha.
A melhor definição para esta síndrome é aquela mulher que possui várias tarefas diferentes e não tendo escolha, precisa abraçar todas as responsabilidades implicadas a ela, desencadeando gatilhos físicos e mentais como:
estresse
ansiedade
desânimo
insônia
alergias
dor de cabeça
dores pelo corpo
transtorno de personalidade
dificuldade de concentração
A melhor forma de tratamento é o equilíbrio emocional, compreendendo que não precisa dar conta de tudo e querer ser perfeita. A compreensão de que somos limitados é fundamental para que não haja uma cobrança excessiva de si mesma. Se necessário deve se procurar um profissional qualificado, ele ajudará a mostrar caminhos diferentes e a maneira de desconstruir crenças limitantes de como é ser mulher.
Ressignificar sua história de vida te ajudará a seguir em frente com qualidade de vida física e mental.
Chaiana Costa
Líder Educadora RMQD (Rede Mulheres que decidem)