Mulheres que Decidem
Mulheres que Decidem
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Neuroarquitetura e Design Biofílico

Neuroarquitetura e Design Biofílico
Roberta Lage
fev. 7 - 4 min de leitura
000

Imagine-se fazendo uma viagem para um lugar onde possa relaxar: provavelmente virá à sua à cabeça um local que conte com a presença de plantas, luz natural, água.... Uma praia ou algum lugar no campo!

Temos uma conexão inata com a natureza pois nós, seres humanos, vivemos por milhares de anos no mundo natural. Daí surge o termo Biofilia que é a tendência natural dos seres humanos a se voltarem ao natural e vem literalmente do grego bios, vida e philia, amor, que significa “amor pela vida”.  Esta palavra surgiu em torno de 1964, quando o psicanalista alemão Erich Fromm percebeu a atração do ser humano por tudo o que é vivo e foi popularizada por Edward Wilson, em 1984, um entomologista americano e biólogo, que acredita que os seres humanos têm uma ligação emocional genética com a natureza.]

Um levantamento da Escola de Saúde Pública de Harvard, nos Estados Unidos, revela que morar perto de bosques, parques e jardins está associado a uma maior longevidade e a um menor risco de enfrentar doenças renais e respiratórias e padecer com a depressão.

Na arquitetura e design de interiores a biofilia é uma forma de inovar e oferecer aos mais diversos ambientes itens naturais capazes de melhorar a nossa saúde, além de garantir bem-estar através do chamado Design Biofílico. Para incorporá-lo aos ambientes, sejam eles residenciais, comerciais, corporativos, escolares ou de saúde, alguns aspectos importantes precisam estar presentes.

LUZ NATURAL

A luz natural, é um elemento importantíssimo, pois contribui significativamente para a nossa saúde e bem-estar. O nosso relógio biológico está programado para funcionar de acordo com a luz solar. No início do dia a luz solar é mais fria e por isso de cor branca, o que nos permite estar mais despertos, mais ativos, mais produtivos. Com o fim do dia a chegar a luz solar começa a diminuir a sua intensidade, ficando mais quente e por isso com uma cor mais amarelada. Esta cor mais quente faz-nos relaxar e estimular a produção do hormônio do sono, a melatonina, que nos permitirá ter uma noite de sono descansado e regenerador, fundamental para que as nossas capacidades estejam no seu melhor. Devemos sempre privilegiar a luz natural mas quando isso é de todo impossível, existem já no mercado luminárias que simulam o ciclo da luz solar ao longo do dia.

VENTILAÇÃO NATURAL

A ventilação natural é outro elemento que traz a Natureza para o interior. O ar pode ser valorizado em ambientes através da ventilação cruzada. Um sistema de ventilação natural garante um ar com qualidade superior. Portanto, é mais benéfico que o ar condicionado.

VEGETAÇÃO

Quando se fala em elementos naturais para o interior dos ambientes, o primeiro pensamento que ocorre são as plantas. Ter plantas por perto contribui para uma redução significativa do stress e contribui para uma melhor saúde física, além de colaborar na purificação do ar e da redução do nível de ruído. Caso não seja possível, ou não se queira utilizar plantas naturais, as artificiais também levam o nosso cérebro a viajar até à Natureza bem como papéis de parede florais e quadros com imagens da natureza

ÁGUA

A água quando perto de nós alivia o stress, promove a satisfação, melhora a saúde e o rendimento.

E pode ser incorporada ao ambiente através de aquários, fontes, música de fundo, papel ou painel de parede…

CORES, FORMAS E MATERIAIS

Outra forma de incorporar a natureza, ainda que indiretamente, aos espaços é utilizar cores, formas e materiais que nos remetam ao ambiente natural. Podemos utilizar as cores mais comuns na natureza, como tons terrosos, verde das árvores, o azul do céu e o marrom, formas arredondadas (lembram as folhas, pedras, montanhas...) e materiais como couro, tecidos de algodão, palha, madeira.

O design que nos conecta com a natureza nos inspira, e traz conforto e bem-estar! Além dos itens citados, há vários outros e outras técnicas para implementá-los através de um projeto específico para cada ambiente e necessidades que um bom profissional poderá realizar!

Roberta Lage

Arquiteta e Urbanista / Master em Neuroarquitetura

(31) 98618 1377

@robertalagearquitetura / robertalage@hotmail.com


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você