Mulheres que Decidem
Mulheres que Decidem
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

O EMPREENDEDORISMO NO BRASIL

O EMPREENDEDORISMO NO BRASIL
Priscilia Queiroz - Mulheres que Decidem
jun. 10 - 4 min de leitura
000

Recentemente eu li que o Brasil deve atingir marca histórica de empreendedorismo em 2020 mesmo diante da pandemia?

Sim!

Esta análise da série histórica da Pesquisa GEM, realizada no Brasil com o apoio do Sebrae, aponta que, este ano, país deverá ter um quarto da população adulta envolvida com seu próprio negócio, isso é incrível! Mesmo diante de tudo que vivemos, o empreendedorismo no Brasil vai crescer!

A vocação empreendedora do brasileiro nunca esteve tão em alta e, nos momentos de crise, torna-se ainda mais evidente. 

Um dado interessante, é que em 2020, o Brasil deve atingir o maior patamar de empreendedores iniciais dos últimos 20 anos, com aproximadamente 25% da população adulta envolvida na abertura de um novo negócio ou com um negócio com até 3,5 anos de atividade. Eles continuam no material, afirmando que o recorde estimado foi verificado de acordo com a análise da série histórica da pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), que apontou um aumento do empreendedorismo inicial, principalmente em períodos de recessão, como os que ocorreram entre os anos 2008-2009 e entre os anos 2014-2016. É por isso que mesmo diante de todos absurdos vívidos no ano 2020 ainda tivemos um ano de empreendedorismo no Brasil. 

Neste ano, estima-se que a crise sem precedentes, causada pelo avanço da pandemia do novo coronavírus, deve impulsionar o número de pessoas que vão buscar o empreendedorismo como uma alternativa de renda. Olha que outro dado importante, em 2019, a GEM apontou que o país atingiu 23,3% de taxa de empreendedorismo inicial, considerada a maior marca até agora e o segundo melhor patamar total de empreendedores (38,7% da população adulta, entre 18 e 64 anos) desde 2002, primeiro ano da série histórica desta variável. Não é demais, isso?

De acordo com o último levantamento (GEM 2019), estima-se que existam um total de 53,4 milhões de brasileiros à frente de alguma atividade empreendedora, envolvidos na criação de um novo empreendimento, consolidando um novo negócio ou realizando esforços para manter um empreendimento já estabelecido.

Os indicadores da GEM 2019, realizada em 55 países e que no Brasil tem o apoio do Sebrae, confirmam uma trajetória de retomada do empreendedorismo inicial no país após a queda registrada entre 2016 e 2018. O aumento significativo na taxa de empreendedores iniciais, em 2019, se deve ao expressivo aumento na taxa empreendedores nascentes, com uma expansão de 6,4 pontos percentuais em relação a 2018.

O estudo revelou ainda que a taxa de empreendedorismo potencial em 2019, foi de 30,2%, significando que, de cada 10 brasileiros adultos que não são considerados empreendedores, três deles gostariam de abrir um negócio próprio nos próximos três anos.

A nossa Escola Rede Mulheres que Decidem no ano mais difícil da história do Globo Terrestre foi desafiador e mega importante para a RMQD! Nós crescemos quase 300% em um único ano! Saímos de 0 para quase meio milhão de faturamento. Isso é interessante dizer que foi um ano também de muito muito investimento e mais da metade deste valor foi para investir no próprio negócio. Ou seja, não paramos nem um minuto!

Para efeitos estatísticos, ao conquistarmos 2.500 líderes franqueadas, conseguimos impactar mais de 1 milhão de mulheres pequenas e médias empreendedoras.

Gerando uma contribuição para a sociedade de aproximadamente 15 milhões de reais para o Brasil. Isso, fazendo contas, é um lucro de mais de 3x só em comparação com o  primeiro ano, e este é só o começo!

Nossa proposta de ampliação se estende para todos os países que falam a língua portuguesa nós próximos 5 anos, atingindo mais de outros quase um milhão de mulheres com nossa Metodologia e impacto social e econômico.

PRISCILIA QUEIROZ

Founder da Escola Rede Mulheres que Decidem


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você