Quem é esta mulher que consegue fazer tantas coisas com sabedoria, discernimento e que trabalha tão bem administrando seu tempo, mas ainda assim não enxerga seu valor?
Ah, mulher, estou falando com você, que merece se aceitar por inteiro! Seu valor é infinito e tenha a certeza de que, quando entender isso, terá toda a sua realização.
Eu sei que ser empreendedora não é fácil e que depende de uma autoestima elevada para realizar suas tarefas com foco, planejar o alcance de suas metas e chegar ao sucesso. E quando falo empreendedora, não é só aquela que empreende o seu produto. Afinal, antes de empreender o seu negócio, toda mulher (e toda pessoa) precisa saber empreender a sua vida.
Para empreender a vida, é preciso buscar primeiro o autoconhecimento. Quando se tem conhecimento de si, atingimos o autoamor e, consequentemente, a autoestima vem. Assim, fica mais fácil o caminhar desta vida.
Pensando nisso, como anda sua autoestima? Para avaliar o seu perfil atual, confira três degraus importantíssimos para o desenvolvimento pessoal:
1 - Autoconhecimento
Revela o conhecimento de si mesmo. Sabe aquele mergulho profundo que você dá dentro de si? É entender quem você é, quais são suas qualidades, anseios, desejos, ambições e limitações. Ao se conhecer nesse nível, você terá mais facilidade para controlar as emoções, o que trará sabedoria para definir objetivos e trilhar a sua jornada da autorrealização.
2 - Autoaceitação
Para se aceitar, é preciso primeiramente entender a prática do autoamor. A autoaceitação é o seu aplaudir, o seu comemorar de cada conquista, reconhecendo suas qualidades e virtudes. É você aprender com seus erros, ressignificando e sorrindo para a vida e entendendo o quanto ela é valiosa.
3 – Auto perdão
É a compreensão de quem você é sem julgamentos. É o desafio de amar-se, entendendo e reconhecendo o seu passado, conhecendo aos poucos sua verdadeira identidade e abrindo caminho para a sua maturidade. E quando essa maturidade chega, é porque você está pronta para o auto perdão e para perdoar o outro e vê-lo com amor e empatia, colocando-se no lugar dele.
Por fim, uma dica extra valiosa: não se compare! Lembre-se sempre: você é única e sempre terá o seu diferencial, que fará com que desponte positivamente, potencializando seus relacionamentos e fazendo grandes conexões.
Reflita sobre esses passos e trabalhe por uma inteligência emocional saudável, com domínio sobre suas emoções e também sobre suas relações interpessoais, tanto na sua vida quanto no seu negócio.
E nunca esqueça: você é um orgulho!
Parabéns, mulher, pelos seus 365 dias!
Áurea Nahas – Empreendedorismo & Autoestima – Líder, Mentora e Educadora de Empreendedoras da Escola Rede Mulheres que Decidem.