[ editar artigo]

O QUE FAZER PARA AUMENTAR A IGUALDADE ENTRE HOMENS E MULHERES NO MERCADO DE TRABALHO

O QUE FAZER PARA AUMENTAR A IGUALDADE ENTRE HOMENS E MULHERES NO MERCADO DE TRABALHO

É fundamental investir na economia do cuidado, pois, os setores de assistência social, educação e saúde são importantes geradores de emprego, principalmente para as mulheres, segundo a OIT. A organização sugere também jornadas de trabalho mais flexíveis para que haja divisão de trabalho em casa mais justa entre homens e mulheres.

O último relatório anual do Fórum Econômico Mundial mostrou que precisaremos de, ao menos, 136 anos para alcançar a igualdade entre homens e mulheres no mundo corporativo. São muito anos. É preciso criar ações e movimentos para acelerar a equidade. Além disso, estudos apontam que empresas que apostam em diversidade têm probabilidade maior de alcançar resultados financeiros acima da média do mercado. Na América Latina, por exemplo, as mulheres executivas trazem, em média, 14% a mais de faturamento quando comparadas aos homens em cargos de liderança, segundo um estudo realizado pela McKinsey.

Veja 5 dicas que podem acelerar a igualdade entre homens e mulheres no mundo corporativo:

1 - Busque conhecimento sobre o tema

Talks internos, guias, links e a participação de membros da empresa em diferentes eventos e movimentos são ótimas alternativas, pois ampliam a troca de informações e experiências. A companhia passa a conhecer mais sobre as práticas que o mercado tem praticado, enriquece a busca por soluções e acelera o processo de construção da diversidade na empresa.

 

2 - Avalie a situação atual de diversidade
Veja como está o quadro de igualdade de gênero, o reconhecimento dos motivos que levaram a empresa ter esse percentual e a criação de políticas e práticas que possam promover ou acelerar a criação e manutenção de um ambiente mais igualitário. Ter a avaliação atual ajuda a medir e acompanhar os avanços do projeto de igualdade ao longo do tempo.

 

3 - Defina um plano de ação
Descubra o que implementar, em quanto tempo e com quem. Como, por exemplo, criar uma meta de ter um % de mulheres na alta liderança ou por alguma função específica até o final de 2021. Outra dica é criar metas envolvendo parceiros externos, como ‘até 2022 quero ter X% de fornecedores que possuem essa mentalidade e um quadro similar de igualdade de gênero ou que fomentem o tema'. Lembrando que as metas de percentual de igualdade devem sempre acompanhar as questões envolvidas, como igualdade salarial.

 

4 - Continue estudando sobre o tema
Não adianta ter apenas a igualdade de gênero no quadro de colaboradores se a empresa não conseguir ter a inclusão e, abraçar, de fato, a diversidade de forma respeitosa e profissional. É preciso ter uma boa comunicação interna e nos sites de recrutamento para que todos os canais acompanhem a mesma linha do que vocês estão fomentando.  

 

Ler matéria na íntegra em https://app.startse.com/artigos/por-que-meghan-markle-lancou-programa-de-mentoria-feminina?utm_source=telegram&utm_medium=link&utm_campaign=artigo&utm_term=06082021

Mulheres que Decidem
Ler conteúdo completo
Indicados para você