Mulheres que Decidem
Mulheres que Decidem
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

O toque de Midas

O toque de Midas
Priscilia Queiroz - Mulheres que Decidem
jun. 17 - 6 min de leitura
000

A história do rei Midas é um mito sobre a tragédia da avareza e narra o que acontece quando a verdadeira felicidade não é reconhecida.

Midas foi um homem que desejou que tudo que ele tocasse virasse ouro. Entretanto, ele não pensou que esse desejo não era exatamente uma bênção e sim uma maldição.

  • O Desejo 

Midas era um rei dono de uma grande fortuna, que controlava o país de Frígia, na Ásia Menor. Ele tinha tudo que um rei poderia desejar: vivia de forma luxuosa em um grande castelo e compartilhava sua vida abundante com sua linda filha.

Mesmo sendo rico, Midas pensava que a verdadeira felicidade era fornecida pelo ouro. A avareza do rei era tanta que ele costumava passar seus dias contando suas moedas de ouro. Ocasionalmente, ele cobria seu corpo com objetos de ouro como se quisesse se banhar com eles. O dinheiro era sua obsessão.

Um dia, Dionísio, o deus do vinho e das comemorações, passou pelo reino de Midas. Um dos seus acompanhantes, um sátiro chamado Sileno, atrasou-se durante o percurso. Sileno ficou cansado e decidiu tirar uma soneca no famoso jardim de rosas que rodeava o castelo do rei Midas.

O rei o encontrou, reconhecendo-o imediatamente e convidando-o para passar alguns dias em seu palácio. Depois disso, levou-o para Dionísio. O deus da celebração, muito grato a Midas por sua gentileza, prometeu realizar qualquer desejo seu.

Midas pensou por um momento e disse: “eu desejo que tudo que eu tocar se torne ouro!” Dionísio advertiu o rei que pensasse bem sobre seu desejo, mas ele estava bem satisfeito com ele. Dionísio não pôde fazer mais nada e prometeu ao rei que daquele dia em diante tudo que ele tocasse viraria ouro.

  • A Maldição

Naquele dia, Midas acordou ansioso para ver se seu desejo tinha sido realizado. Ele estendeu um braço e tocou uma pequena mesa, que imediatamente virou ouro. Ele pulou de alegria. Depois, ele tocou na cadeira, no tapete, no chão, na sua banheira e na mesa.

Ele continuou com sua loucura por todo o palácio, até que ficou exausto e feliz ao mesmo tempo. Ele sentou à mesa para tomar café da manhã e pegou uma rosa para sentir sua fragrância. Quando a tocou, a rosa virou ouro.

“Terei que aspirar a fragrância sem tocar nas rosas, eu acho.” Pensou ele, desapontado. 

Sem nem pensar, ele tentou comer uma uva, mas ela virou ouro. O mesmo aconteceu com uma fatia de pão e com um copo de água. De repente, ele começou a ficar com medo.

Lágrimas encheram seus olhos e, nesse momento, sua amada filha entrou na sala. Quando Midas a abraçou, ela virou uma estátua de ouro. Desesperado e aterrorizado, ele levantou suas mãos e rezou para Dionísio tirar essa maldição dele.

A Reparação

O deus ouviu Midas e sentiu pena dele. Ele disse ao rei para ir ao rio Pactolo e lavar suas mãos. Foi exatamente o que Midas fez: correu para o rio e ficou atônito ao ver o ouro saindo de suas mãos. Os antigos gregos diziam que encontraram ouro às margens do rio Pactolo.

Quando ele voltou para casa, tudo que havia tocado voltara ao normal. Midas abraçou sua filha em completa felicidade e decidiu dividir sua grande fortuna com seu povo. Daquele momento em diante, Midas se tornou uma pessoa melhor, sendo generoso e grato por todas as bênçãos em sua vida.

O seu povo levou uma vida próspera e, quando ele morreu, todos lamentaram pelo seu amado rei.

** retirado do site www.greka.com

 

Considerações sobre o texto acima:

Interessante perceber que dentro do mundo empresarial muitos ainda estão lidando com o seu desejo desta maneira. Ainda há muita distorção do que é ter e do que é ser!

É fácil para o rico, multi milionário, bilionário ou quem tem muita grana dizer, ah, você precisa SER MEU FILHO OU MINHA FILHA… 

Quero ver voce tá lá com fome, com dificuldades financeiras, com um monte de duplicata pra pagar, com um monte de gente te cobrando e ficar buscando o SER!? Ai eu quero ver!!!

Pra mim a condução perfeita desta analogia aqui é que os nossos valores nunca podem sobrepôr o que desejamos TER. Esta é a condução perfeita do SER TER E FAZER pra mim.

Bem, voltando a este texto do MIDAS, note que o ter do rei sempre foi o mais importante e quando infringiu seus valores: família, sentimentos e mundo, ai tudo ruiu!

É assim na vida quando encontramos homens e mulheres totalmente focados no desejo do ter mais dinheiro, ter mais bens e ter mais posses entendendo que o caminho para aquela conquista insana vai deixar o que de mais valioso existiria pra ela: família, amigos e mundo.

Então como equilibrar?

Trabalhando, focando, colocando prazo. Pessoas performadas colocam tempo para seu objetivo maior, metona ou sonho acontecer! Sempre!

Vou ficar xx anos da minha vida focado, obcecado aqui, ali ou acolá! E depois curte sua vida.

Interessante perceber que quando vemos pessoas altamente performadas mostrando seu dia a dia, sua correria louca, seus afazeres, suas conquistas, as pessoas ficam questionando:

-Nossa, coitadinha daquela pessoa, mal tem tempo de se divertir…. E quem disse que quando se trabalha com o que ama não se diverte!?

Voce pode aprender se divertindo, alias, melhor quando isso acontece! 

Vejo isso muito quando faço as imersões internacionais pela Escola RMQD, o VIP Experience, o quanto as pessoas mais aprendem curtindo a viagem e as conexões ali!

Ou seja, pára de vitimizar que a pessoa que trabalha, que faz o que faz tá sofrendo porque está “trabalhando”!!! Isso é INSANO!

Trabalho pode ser divertido quando se é focado no desejo de acontecer e fazer!

Ai sim, o SER ACONTECE! SOU FELIZ TRABALHANDO, SOU GRATO FAZENDO, SOU BRILHANTE REALIZANDO.

E quer saber?

Tá tudo bem melhor quando tudo isso acontece e ai você depois disso amor, vai ter tempo de fazer tudo ainda mais e com quem mais você amar e estiver do teu lado!

Reflete sobre isso, ok?

 

PRISCILIA QUEIROZ

REDE MULHERES QUE DECIDEM

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você