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O VAREJO 4.0

O VAREJO 4.0
Gláuria Montemurro Melo
abr. 20 - 3 min de leitura
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"A maneira como as pessoas consomem deve ser objeto de estudo a fim de criar estratégias para o seu negócio crescer e se destacar perante os concorrentes"

Novo Varejo traz um conceito diferenciado de loja. Ele integra o ambiente físico e virtual, sem deixar a desejar na jornada de compra. Mais do que um ponto de venda, a loja passa a se tornar um espaço multidinâmico, digitalizado e inovador.

O objetivo é criar um único espaço de compra, tendo como aliada a tecnologia através de venda omnichannel.

O termo  omnichannel significa comunicação em múltiplos canais, combinando características particulares de cada um e visando a construção de uma única experiência para o consumidor de determinada marca, produto e até mesmo serviços. 

Com o avanço da tecnologia e a transformação digital, o consumidor passou a consumir mais a partir do varejo digital: e-commerce.  Com ferramentas que auxiliam na gestão do negócio, você empreendedora, profissional liberal, que presta serviços ou que tem uma loja física, ou que estar apenas no online, pode aumentar seu faturamento. O segredo é saber usar as ferramentas digitais a favor do seu negócio.

Segundo Fábio Hideke, consultor em tecnologia, processos e transformação do Sebrae: "O maior desafio não é nem entender a tecnologia ou ter acesso a ela, pois isso será cada dia mais fácil e barato. Mas, sim, sair da negação e do medo do desconhecido para ser um explorador de um mundo em transformação.”

Para aplicar o Varejo 4.0 é preciso lembrar das duas tendências desse novo modelo de negócio: a tecnológica e a comportamental. Como gestora do seu negócio, é importante acompanhar as mudanças tecnológicas e testar as plataformas que possuem o perfil do seu público (clientes) e do seu produto ou serviço.

Vender nas redes sociais significa também criar vínculos com o cliente, pois possibilita interagir, gerar conversas e trocas e engajar a marca em campanhas relevantes e que, consequentemente, alavancam as vendas da loja virtual. Lembrando que se você é profissional liberal, seja em qualquer área, usa os canais digitais para divulgar seu serviço, é possível criar ações empreendedoras que faça a junção do online com offline para seus clientes.

O varejo 4.0 se baseia nas práticas do novo marketing e é focado na experiência do consumidor, a fim de gerar repercussão positiva e ampliar o seu alcance.

A transformação Digital dita uma nova era de consumo e não existe a possibilidade de efetivar vendas apenas no modo offline, negligenciando as possibilidades que o e-commerce nos apresenta.  

O varejo 4.0 é uma realidade e nos apresenta cada vez mais novidades e inovação no mercado. Para te ajudar a entender melhor sobre o novo varejo, o próximo artigo aponta os desafios do novo varejo. 

Autora: Gláuria Montemurro Melo

Líder Educadora da Rede Mulheres que Decidem em Manaus/Am


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