[ editar artigo]

Quando fazer um meme para sua empresa?

Quando fazer um meme para sua empresa?

Foi-se o tempo no qual os memes — imagens, gifs ou vídeos usados na internet — eram vistos apenas como brincadeira. Eles se tornaram valiosíssimos e servem também como estratégia para o crescimento da empresa. Desbravar as redes sociais com o uso dos memes tem se tornado, cada vez mais, uma tendência que veio para ficar. Isso porque, “eles tendem a ter um alcance de público muito maior e conseguem adaptar a comunicação para uma linguagem específica da internet. O que faz com que a companhia se posicione com mais leveza quando comparada com empresas que não usam esse tipo de comunicação.

O QUE SIGNIFICA MEME?

O termo meme é usado para descrever imagens, gifs ou vídeos que se espalham pela internet. Mas o conceito não é novo. Foi introduzido pela primeira vez por Richard Dawkins em 1976 em seu livro ‘The Selfish Gene’, onde ele usa a ideia de evolução como uma competição entre genes como uma forma de explicar nosso próprio crescimento como pessoas. Nós aprendemos imitando os outros, em teoria, muito do que aprendemos é considerado um meme, como por exemplo um gesto de cumprimento, é algo que vemos no nosso cotidiano e passa a fazer parte da nossa vida, ou seja, os memes são replicáveis por meio da cultura, se movendo de pessoa para pessoa.

QUANDO FAZER UM MEME?

Antes de sair correndo para criar memes, é importante conhecer as personas de seu negócio. Meme não é para todas as empresas ou para todos os públicos. É preciso conhecer profundamente o seu mercado e o seu público para desenvolver sua estratégia e direcionar as ações de marketing. Um dos benefícios em usar os memes é que as empresas passam a criar diálogo informal entre a marca e o consumidor. Isso porque, o meme nada mais é do que a publicidade boca a boca da atualidade por causa de sua capacidade de viralizar.

Mas atenção, não vá usar o meme só porque está todo mundo usando, tenha o cuidado e faça a reflexão se isso vai fazer sentido dentro da sua comunicação, com seu público atual e com o que quer atingir. O meme precisa estar alinhado com a comunicação da empresa ou negócio.

Se quiser saber como se cria um meme e tirar outras dúvidas, clique aqui: https://bit.ly/3zzwp5P

Mulheres que Decidem
Ler conteúdo completo
Indicados para você