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Resultados e Processos podem andar juntos?

Resultados e Processos podem andar juntos?
Elaine Medeiros
abr. 15 - 4 min de leitura
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A resposta é SIM, Resultados  de excelência são  consequências de processos bem estruturados.

Vivemos a era da Gestão por resultados, mas a duvida é , quais são esses resultados e qual é o seu preço?

Os resultados  precisam ser rápidos, Tempo é dinheiro, prazos são para ontem e todos estão com dificuldade em lidar com a grande pressão para a sua  conquista.

São tantos problemas urgentes que ninguém sabe mais qual deles precisa ser resolvido primeiro. Nos tornamos escravos do presente. Vivemos na urgência do momento. Estamos ansiosos por colecionar resultados. Desorientados, muitas vezes perdemos a capacidade de planejar processos e fazer as devidas concessões em busca de um bom resultado no médio ou no longo prazo.

Essa cultura do imediatismo é percebida em todas as áreas da vida, na nossa vida pessoal, trabalho, relacionamentos etc. Hoje as pessoas focam no resultado e esquecem o processo, no caso da dieta por exemplo, vemos as pessoas colocarem foco no resultado dos quilos que querem eliminar e não em um processo de uma dieta saudável e rotina de exercícios que consequentemente resultará na eliminação dos quilos indesejados.

Nas organizações os gestores tendem a  focar nos resultados imediatos de vendas, entrega, produção  e deixam de dedicar atenção ao desenvolvimento de um processo com foco na Gestão do Capital humano das organizações que são os responsáveis pelo desenvolvimento de novos processos e resultados duradouros, a consequência é a rotatividade de pessoas ou o retrabalho a cada mês com a eterna busca de atender aos Numeros esperados.

Resumo da opera: as empresas que compreendem que o seu maior diferencial  e principal investimento deve ser no seu Capital humano e que possibilita que os mesmos desenvolvam  processos eficazes com certeza estão conquistando os melhores resultados, não só nos números mas na motivação e compromentimento da sua equipe.

 A gestão deve olhar para a sua equipe, para o propósito, e pensar bem no ‘como’, ou seja, no Processo. Esse Processo demanda certos conhecimentos e habilidades. Inicialmente em um novo processo a equipe precisa aprender e dominar novos caminhos e isso pode parecer demorado, mas  ao descobrir, testar e validar um novo processo será  possível alcançar os resultados mais facilmente.

E importante destacar que o conceito de processo e a integracao entre homem + maquina + material + procedimentos onde todas as partes devem ser treinadas, controladas e monitoradas. Como se pode observar no ciclo PDCA.

Um dos desafios da gestão é o de praticar a empatia para com sua equipe, identificando os valores pessoais, as habilidades e as dificuldades de cada um. Precisa ser paciente e buscar envolver a equipe no domínio do processo, propondo métodos inovadores de realizar as tarefas e tornado o trabalho mais atrativo, o que proporciona mais satisfação e empenho em todos os envolvidos.

Deve oferecer a oportunidade para que sua equipe trabalhe com criatividade, sem muitas regras limitantes impostas. Sempre deve estar disposto a dar e receber feedback, estimulando o debate e a inovação de processos para alcançar os objetivos traçados.

Por fim, deve existir a consciência de que o fracasso também faz parte do processo, pois só não erra quem não faz e não fazer é o maior erro quando se quer (e precisa) inovar. O grande desafio para a Gestão é o de se manter motivada, resistente à frustração e saber persistir nos objetivos.

A pergunta que não quer calar, o quanto você esta preparada  para fazer a gestão de pessoas e processos na sua empresa?


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