Mulheres que Decidem
Mulheres que Decidem
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Soft skills: o que são e por que são tão importantes

Soft skills: o que são e por que são tão importantes
Marketing RMqD
set. 8 - 2 min de leitura
000

Em um mercado de trabalho cada vez mais automatizado, surge uma dúvida: qual é o papel do ser humano no mundo corporativo? Você deve pensar que são destacados os profissionais com habilidades técnicas em tecnologia.

Não está errado, mas as empresas estão também mais atentas às soft skills — são as chamadas habilidades comportamentais, que incluem criatividade, competências emocionais e pensamento crítico, por exemplo.

As máquinas são melhores do que os seres humanos em tarefas de repetição. Com isso, o papel do ser humano passa a ser literalmente ser humano. A gente precisa se desenvolver pensando cada vez mais em estratégias de resolução de problemas complexos.

Se uma pessoa tem uma hard skill (habilidade técnica) como sua única fortaleza, isso será muito frágil para a carreira dela. Visto que estamos em um momento de mudança ágil, principalmente por causa da transformação digital.

Do ponto de vista da empresa, ter os funcionários com as soft skills certas melhora o resultado. “Por isso, é importante, antes de contratar, fazer um mapeamento das principais soft skills para aquele cargo. Caso contrário, o resultado será ao contrário: baixo faturamento e alto turnover — rotatividade de pessoas”, afirma Juliana França, gerente da Page Personnel e Michael Page.

Caso os funcionários contratados não tenham as habilidades comportamentais necessárias para aquela posição, é possível desenvolvê-las. “Todo mundo é capaz de desenvolver uma soft skill”, diz Juliana.

QUER SABER QUAIS SÃO AS SOFT SKILLS MAIS REQUISITADAS? Acesse https://bit.ly/3yLICDz

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você