Mulheres que Decidem
Mulheres que Decidem
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Você sabe a diferença entre um Líder Autocrático × Democrático?

Você sabe a diferença entre um Líder Autocrático × Democrático?
Gizele Leal
mar. 2 - 2 min de leitura
000

Olá Colega Empreendedora! Hoje nosso tema é: Liderança. Você sabia que existem vários tipos de lideranças? Hoje vou te explicar a diferença entre o Líder Autocrático e o Líder Democrático.

 

  •         Líder autocrático:

 

 

O líder autocrático é o clássico chefe.

Ele é quem toma todas as decisões e sua equipe apenas segue seu comando. Pessoas que trabalham nesse modelo de liderança tendem a concentrar muito poder e ignorar (em parte ou totalmente) as opiniões dos colaboradores. O que usado de forma soberba pode não chegar no resultado desejado.

 

Como todo tipo de liderança, as vantagens e desvantagens estão presentes. No líder autocrático a agilidade é presente na tomada de decisão. O controle dos processos fica na mão do gestor e a equipe pode ser mais especializada e focar as tarefas, assim como os colaboradores costumam produzir mais quando o líder está por perto.

 

Entretanto, na ausência do gestor, os colaboradores podem produzir menos. O líder passa a ser visto como um ditador e fazendo com que os colaboradores não contribuam com ideias. O gestor tende a ficar sobrecarregado em função da centralização de poder.

 

 

  •         Líder Democrático:

 

Já o líder democrático é fã da participação da sua equipe. Eles gostam de receber sugestões dos liderados e estimulam-nos para que assim o façam.

Além disso, gestores com tal perfil são muito preocupados com a satisfação e o bem-estar do time.

 

Existe a interação entre líder e equipe, a colaboração do time é valorizada e todos se sentem mais responsáveis pelos projetos. A equipe se compromete mais com seus trabalhos.

 

Porém a tomada de decisão pode ser lenta, já que várias pessoas participam do processo. A equipe precisa ser madura e experiente para que tal gestão funcione, porque algumas tarefas ou processos podem ficar sem controle por falta de alguém que assuma a direção.

 

Então, se identificou com algum tipo ou reconheceu algum líder que já teve contato? Ou até mesmo o seu estilo de liderança.

 

Se você gostou deste texto, compartilhe com suas amigas, deixe aqui seu comentário.

Gratidão pela sua atenção e até a próxima.

 

Gizele Leal

Empreendedora, Palestrante, Escritora, Treinadora de Pessoas

31 993905996

 

#vida extraordinária

#trabalho

#DEUS


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você