Mulheres que Decidem
Mulheres que Decidem
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Você sabe o que é Design para saúde e bem-estar?

Você sabe o que é Design para saúde e bem-estar?
Val Bassane Arquiteta
mai. 18 - 2 min de leitura
000

Quando queremos melhorar nossa saúde temos várias maneiras: procuramos uma academia ou um personal, consultamos uma nutricionista, fazemos terapia. Mas você sabia que o seu espaço físico, o ambiente em que você vive, consome e trabalha pode favorecer esse bem estar ou ser tóxico?

O Design para saúde e bem-estar, ou Medicina do habitat, é um ramo da arquitetura em que o projeto acontece depois de verificarmos todos os parâmetros de saúde de um ambiente, para minimizarmos a possibilidade de termos um ambiente doente e que nos adoeça, física ou mentalmente, lá na frente. Afinal, não adianta fazer terapia e voltar ara um ambiente tóxico, não é verdade?

Para que isso aconteça, e antes de pensar em estética e beleza, fazemos medições de qualidade do ar, qualidade acústica, iluminação, emissão de Compostos Orgânicos Voláteis ( os COVs que podem favorecer doenças respiratórias ) , tipos de materiais de construção e acabamento, personalização, emissão de campos eletromagnéticos, etc.

Além disso, no nicho comercial, trabalhamos também a Experiência do usuário no ponto de venda e/ou escritório corporativo. Buscando estratégias da Biofilia (entre outras comprovadas cientificamente) e fazendo alterações em como o usuário percebe o espaço enquanto se relaciona com ele (seja trabalhando ou consumindo),  podemos favorecer estados mentais que levem a uma melhor experiência de compra, maior lucratividade, maior percepção de valor e satisfação, além de maior produtividade.

Isso é tão importante que hoje temos certificações internacionais para Saúde e Bem-estar. Uma delas é o HBC (Health Building Certificate) que é a certificação de bem-estar pioneira e, o melhor,  nasceu no Brasil e hoje já existe em vários países do mundo!

Nesses tempos pós pandemia o que mais queremos é que nossos clientes e colaboradores tenham espaços seguros e saudáveis: Uma experiência positiva no nosso negócio, e o Design para saúde e bem estar veio para tornar nossos espaços mais humanos e mais saudáveis, em que a natureza é o padrão e a saúde é prioritária.

Então, quando você for pensar em fazer uma transformação no seus espaços, seja comercial, corporativo ou residencial, pense em um profissional que vai agregar saúde e bem estar aos ambientes projetados.

 Fonte: 

https://www.terrapinbrightgreen.com/report/economics-of-biophilia/


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você