[ editar artigo]

4 DESAFIOS QUE AS MULHERES EMPREENDEDORAS ENFRENTAM

4 DESAFIOS QUE AS MULHERES EMPREENDEDORAS ENFRENTAM

Embora os dados indiquem as mulheres estejam conquistando cada vez mais espaço no mundo dos negócios, ainda existem muitos desafios a serem superados pelas mulheres que sonham em empreender.

Confira alguns deles:

  1. PRECONCEITO

O mundo dos negócios ainda é predominantemente masculino e muitas mulheres sentem dificuldade na hora de negociar e desenvolver um relacionamento com clientes e fornecedores do sexo masculino.

Muitos homens ainda não conseguem encarar o trabalho das empreendedoras com a mesma seriedade e não são raros os casos de discriminação.

Diante de uma tomada de decisão, a mulher empreendedora é sempre comparada a uma figura masculina, e diante deste ambiente hostil acaba, afetando o desenvolvimento profissional de muitas empreendedoras, a sua autoestima e motivação. As vezes acham que para conseguir negociar com um homem, precisam adotar um comportamento mais agressivo.

Dica: Seja você mesma!

2. FALTA DE APOIO

 

https://media.istockphoto.com/photos/depressed-woman-at-home-picture-id910827124?b=1&k=6&m=910827124&s=170667a&w=0&h=hmaMDZnmSNjayueiJtoCzbXPHWlRnYp3Is64d7BaFbo=

O primeiro desafio que muitas mulheres precisam enfrentar quando decidem empreender é a falta de apoio dos familiares. Pode parecer um pensamento do século XIX, mas muitas pessoas ainda acham que o papel da mulher é, exclusivamente, cuidar da casa e dos filhos.

Além da família acabar não contribuindo financeiramente para a realização do sonho de empreender, a falta de incentivo pode acabar desmotivando e fazendo com que uma potencial empreendedora abandone o seu projeto de negócio.

Dica: Busque a sororidade feminina.

 

3. MEDO DO FRACASSO

https://media.istockphoto.com/photos/portrait-of-terrified-beautiful-youth-nails-bite-hear-horrible-news-picture-id1162139577?b=1&k=6&m=1162139577&s=170667a&w=0&h=GOIM-cDRLY7ot4KGnWcHdE8nzQfbi886IGKP0y4fds0=

Devido ao ambiente predominantemente masculino no mundo dos negócios, à falta de apoio da família, à dificuldade de obter financiamento, ao acúmulo de responsabilidades e tantos outros desafios, muitas mulheres, com medo do fracasso, acabam abandonando o sonho de empreender antes mesmo de abrir a sua empresa.

Segundo o estudo Global Entrepreneurship Monitor, que foi realizado em 2012, o medo de fracassar é a maior preocupação entre as mulheres empreendedoras.

 

Você sabe muito bem o que é isso, não é verdade?

Mass esse medo não deve ser visto como algo negativo.

Para alcançar o sucesso é necessário fracassar algumas vezes e, principalmente, aprender com essas situações.

Dica: Trabalhe muito para anular aquela voz que te desestimula. Siga em frente, mesmo com medo.

 

4. EQUILIBRAR VIDA PESSOAL E PROFISSIONAL

A maioria dos trabalhadores sonha com o equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional.

https://media.istockphoto.com/photos/chrome-balls-on-a-scale-picture-id1145770219?b=1&k=6&m=1145770219&s=170667a&w=0&h=PDLpapistMmL8gFwjHV34_EAq6qE0IOrhVe3phv5Dxk=

Muitas mulheres acabam não podendo dedicar toda a sua energia ao desenvolvimento do seu negócio por causa da responsabilidade que tem sobre sua casa e quando alocam o seu tempo em seu negócio em detrimento ao tempo da família tem um sentimento de culpa.

Isto acontece com você?

Aprender a estabelecer prioridades e administrar a vida familiar e profissional ainda é um grande desafio para as mulheres empreendedoras.

Muitas vezes a autocrítica e o excesso de cobrança consigo mesma pode levar a um grande desgaste tanto físico, como emocional.

Essa dupla, às vezes tripla jornada é bastante difícil. É muito desafiador ser esposa, mãe e empreendedora ao mesmo tempo.

 

Mas a notícia boa é que é possível. Se eu consegui, VOCÊ também pode.

 

Dica: Faça uma gestão eficiente do tempo, delegue e divida as responsabilidades de casa com os demais membros da família.

 

Se você gostou deste texto, compartilhe com suas amigas, deixe aqui seu comentário.

E VOCÊ, QUAIS SÃO SEUS DESAFIOS?

 

Gratidão pela sua atenção e até a próxima.

 

Gizele Leal

Farmacêutica Empreendedora

Transformando Vidas

31 99390 5996

 

 

 

FARMACÊUTICAS EMPREENDEDORAS

Mulheres que Decidem
Gizele Leal
Gizele Leal Seguir

Farmacêutica Empreendedora, Palestrante, Educadora da Escola da Mulher Empreendedora – RMqD, Mentora de Farmacêuticos e Mulheres Empreendedoras. Life, líder e profissional Coach. Analista Comportamental.

Ler conteúdo completo
Indicados para você