Embora os dados indiquem as mulheres estejam conquistando cada vez mais espaço no mundo dos negócios, ainda existem muitos desafios a serem superados pelas mulheres que sonham em empreender.
Confira alguns deles:
- PRECONCEITO
O mundo dos negócios ainda é predominantemente masculino e muitas mulheres sentem dificuldade na hora de negociar e desenvolver um relacionamento com clientes e fornecedores do sexo masculino.
Muitos homens ainda não conseguem encarar o trabalho das empreendedoras com a mesma seriedade e não são raros os casos de discriminação.
Diante de uma tomada de decisão, a mulher empreendedora é sempre comparada a uma figura masculina, e diante deste ambiente hostil acaba, afetando o desenvolvimento profissional de muitas empreendedoras, a sua autoestima e motivação. As vezes acham que para conseguir negociar com um homem, precisam adotar um comportamento mais agressivo.
Dica: Seja você mesma!
2. FALTA DE APOIO
O primeiro desafio que muitas mulheres precisam enfrentar quando decidem empreender é a falta de apoio dos familiares. Pode parecer um pensamento do século XIX, mas muitas pessoas ainda acham que o papel da mulher é, exclusivamente, cuidar da casa e dos filhos.
Além da família acabar não contribuindo financeiramente para a realização do sonho de empreender, a falta de incentivo pode acabar desmotivando e fazendo com que uma potencial empreendedora abandone o seu projeto de negócio.
Dica: Busque a sororidade feminina.
3. MEDO DO FRACASSO
Devido ao ambiente predominantemente masculino no mundo dos negócios, à falta de apoio da família, à dificuldade de obter financiamento, ao acúmulo de responsabilidades e tantos outros desafios, muitas mulheres, com medo do fracasso, acabam abandonando o sonho de empreender antes mesmo de abrir a sua empresa.
Segundo o estudo Global Entrepreneurship Monitor, que foi realizado em 2012, o medo de fracassar é a maior preocupação entre as mulheres empreendedoras.
Você sabe muito bem o que é isso, não é verdade?
Mass esse medo não deve ser visto como algo negativo.
Para alcançar o sucesso é necessário fracassar algumas vezes e, principalmente, aprender com essas situações.
Dica: Trabalhe muito para anular aquela voz que te desestimula. Siga em frente, mesmo com medo.
4. EQUILIBRAR VIDA PESSOAL E PROFISSIONAL
A maioria dos trabalhadores sonha com o equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional.
Muitas mulheres acabam não podendo dedicar toda a sua energia ao desenvolvimento do seu negócio por causa da responsabilidade que tem sobre sua casa e quando alocam o seu tempo em seu negócio em detrimento ao tempo da família tem um sentimento de culpa.
Isto acontece com você?
Aprender a estabelecer prioridades e administrar a vida familiar e profissional ainda é um grande desafio para as mulheres empreendedoras.
Muitas vezes a autocrítica e o excesso de cobrança consigo mesma pode levar a um grande desgaste tanto físico, como emocional.
Essa dupla, às vezes tripla jornada é bastante difícil. É muito desafiador ser esposa, mãe e empreendedora ao mesmo tempo.
Mas a notícia boa é que é possível. Se eu consegui, VOCÊ também pode.
Dica: Faça uma gestão eficiente do tempo, delegue e divida as responsabilidades de casa com os demais membros da família.
Se você gostou deste texto, compartilhe com suas amigas, deixe aqui seu comentário.
E VOCÊ, QUAIS SÃO SEUS DESAFIOS?
Gratidão pela sua atenção e até a próxima.
Gizele Leal
Farmacêutica Empreendedora
Transformando Vidas
31 99390 5996