Em primeiro lugar o que é ser resiliente ou melhor por que ser resiliente.
Uma pessoa resiliente é que tem a capacidade de superar desafios, sabe usar sua inteligencia emocional. Utiliza um problema como algo positivo para crescer, sabe que em vários momentos precisa se reinventar. Se inspira nas observações e na leitura rápida dos problemas. Não fica remoendo o negativo, sabe transformar de forma positiva o que prejudica. Seu processo de adaptação é maravilhoso, vive seu aqui e agora de forma que tem a consciência de que suas ações irão refletir no futuro.
Essa forma de lidar com as situações fazem parte da vida pessoal como profissional, pois obstáculos sempre irão surgir, problemas irão acontecer, faz parte do processo de interação e integração.
Quando buscamos algo novo idealizamos mil oportunidades, várias formas de se colocar no mercado. Muitas vezes em nosso imaginário traçamos metas, conquistas e esquecemos que para iniciar precisamos ter os "pés no chão", precisamos estruturar essas idéias e verificar qual o melhor caminho.
Muitas vezes corresse o risco de não sair do "jeitinho" que imaginamos e ai o que fazer???
Uma opção é desistir, mais será que é uma boa opção???
Outra ideia é mudar o foco, mais será que ajudará???
São várias ideias e perguntas que passam pela cabeça, mais qual é o foco, na realidade o que pretende fazer.
É nesse momento que precisa ser RESILIENTE, manter a calma, focar, estruturar, buscar suporte com pessoas que possam auxiliar e fazer a roda de empreender girar.
Afinal de contas, quem disse que seria fácil???
Todo jornada precisa ter um início, precisa ter um meio e o fim você é que escolhe.
Afinal de contas o que você realmente quer???
Faça essa pergunta e busque sua resposta.
Acredite em seu potencial de mudança e vá atrás do que realmente deseja.
Jaimara Laqua Falcão
Psicóloga, Hipnóloga e Neuropsicóloga