O Balanço Patrimonial, é uma ferramenta indispensável para entender a situação econômica e contábil da sua empresa.
Ele é considerado um dos documentos mais importante para o empreendimento, pois pode ser utilizado pelo empresário, juntamente com sua contadora, para verificar de forma clara onde estão sendo empregados os recursos e se o principal objetivo, que é o lucro, está sendo atingido.
Serve ainda como fonte de informação para auxiliar em um planejamento estratégico pois traz informações:
- Situação do Ativo, que são os direitos, aplicações de recursos e bens da empresa. É nesta subdivisão que deve constar os investimentos financeiros e títulos públicos ou privados;
- Situação do Passivo, que são as obrigações da empresa do ponto de vista financeiro, com o governo, fornecedores, colaboradores, dentre outros;
- Patrimônio líquido, que trata-se do dinheiro investido pelos sócios e as reservas de capital.
Mas antes de elaborar o Balanço Patrimonial, é necessário ter em mãos um relatório contábil completo, onde há informações de todos os registros contábeis e as movimentações financeiras da sua empresa.
Além do relatório contábil, também deve ser levado em conta a importância de outros fatores para a montagem do Balanço Patrimonial, dentre essas informações necessárias estão:
- Os indicadores de renda, que são as movimentações e retorno do Ativo e do Patrimônio Líquido;
- Os indicadores de liquidez, que são os valores que podem ser dispostos em pouco tempo;
- Os indicadores de dívidas, que se referem ao valor referente ao endividamento da sua empresa.
Lembrando que o registro dos fatos contábeis e financeiros são obrigatórios a todas as empresas brasileiras.
Complexo demais? que nada! basta você classificar todas essas informações como resultados positivos (lucros) e negativos (prejuízos) e contar com o apoio de um profissional contábil que possui experiência no assunto e pode acompanhar o desenvolvimento do seu negócio, bem como, evitar erros que podem prejudicar o seu empreendimento.