[ editar artigo]

Saiba quais são as vantagens de manter a contabilidade em dia

Saiba quais são as vantagens de manter a  contabilidade em dia

Contador é uma peça fundamental para a saúde financeira de qualquer negócio, pois ele  tem a função de analisar os dados da empresa para oferecer ao empreendedor um real panorama sobre a situação que seu negócio se encontra. Só a contabilidade é capaz de oferecer informações relevantes para uma tomada de decisão mais assertiva, além de prever certas situações de risco para a empresa, no presente e também no futuro. A escrituração contábil atualizada contribui para a boa gestão dos negócios. Por isso, se você pretende estruturar sua empresa é fundamental estar com a contabilidade em dia. 

Poderíamos citar inúmeras vantagens porém as mais importantes são:

1. Controle econômico e financeiro
Mesmo nas pequenas empresas, a sustentabilidade ocorre com o controle dos recebimentos e dos pagamentos, e qualquer deslize pode comprometer os resultados.

Para evitar prejuízos, é fundamental precificar corretamente seus produtos ou serviços e para isso é fundamental manter os registros financeiros atualizados especificando, com exatidão, quais são seus custos, receitas e despesas.  Sem esse controle, é quase impossível saber se você realmente obteve lucro.

O controle financeiro também facilita na obtenção de linhas de créditos
 

2. Facilita a tomada de decisões baseada em relatórios precisos e atualizados.
Com os registros das transações financeiras da empresa em dia facilita,  para a contabilidade, saber se as alterações administrativas estão produzindo o resultado esperado, ou se mudanças precisam ser feitas. Tais decisões precisam ser tomadas rapidamente pois, caso demoremos para reduzir preços, aumentar vendas,  diminuir os estoques ou até mesmo fechar uma filial, etc... o prejuízo é certo. 

3. Evita pagamento indevido de tributos ou recolhimento de multas.

Um dos maiores benefícios de se manter uma contabilidade atualizada é evitar o pagamento indevido ou, até mesmo, o não pagamento de algum tributo. O fisco costuma aplicar pesadas sanções às empresas que não cumprem com suas obrigações tributárias e não recolhem os impostos de forma correta.

Com o serviço de um contador, esse tipo de situação praticamente não ocorre. Evitando que seu negócio perca dinheiro com aplicação de penalidades.

4. Evita processos trabalhistas
Com  a contabilidade em dia, o risco da sua empresa sofrer reclamações trabalhista é muito menor pois a prestação de contas, a organização dos registros e pagamentos,  dá mais segurança ao colaborador.

5. Pagar menos impostos
Os impostos são indispensáveis para a distribuição de renda, e para a função de diminuição das desigualdades sociais pelo Estado, porém, ninguém quer pagar mais impostos que o necessário. Por isso, um dos grandes benefícios de uma escrituração contábil em dia, é mostrar a real situação da empresa e avaliar qual o melhor regime de tributação em função do momento, assim como identificar a melhor hora para mudar.

6. Distribuição de lucros aos sócios sem a incidência de tributos.
Sabemos que a distribuição do lucro de uma empresa entre seus sócios é muito benéfica, servindo para os empresários comprovarem seus lucros perante a Receita Federal. 

Com a contabilidade em dia e dentro das normas exigidas pelo fisco, poderá haver distribuição de lucro total,  de forma segura de acordo com os preceitos da lei tributária.  

Se esse post foi útil para você, curta, comente e compartilhe! 

SIMPLIFICANDO A CONTABILIDADE

Mulheres que Decidem
Maria Dorotéia Mendes Oliveira
Maria Dorotéia Mendes Oliveira Seguir

Dorotéia Mendes Empreendedora Contábil que simplifica a contabilidade para a mulher empreendedora; Proprietária da Agere Contabilidade; Líder Educadora da Escola Rede Mulheres que Decidem; Embaixadora do projeto Mulheres Pretas Empreendedoras

Ler conteúdo completo
Indicados para você