[ editar artigo]

Mulheres Pretas Empreendedoras em Brasília.

Mulheres Pretas Empreendedoras em Brasília.

 

Quem viu o post da nossa CEO, Priscilia Queiroz sobre a comitiva da Escola @redemulheresquedecidem pra Brasília? Bacana né?

  Fomos representando mais de 24 milhões de mulheres, donas de seus próprios negócios, apresentar um  Manifesto de Combate ao Sexismo. Pois entendemos que atitudes que deflagram discriminação fundamentada no sexo são as maiores barreiras do desenvolvimento do empreendedorismo no País.

Na ocasião tivemos reuniões com diversos representantes da sociedade tais como;

- Secretaria Nacional da Familia com a Secretária Angela Gandra (@angela-vgandra;

- Secretaria Nacional de proteção global – Secretário Nacional Adjunto de Proteção Global, Eduardo Miranda;

- Secretaria Nacional de Política para as Mulheres em nome do chefe de gabinete Ricardo e da Diretora Fernanda Marsaro (@fernanda.marsaro.

- Ministério da Cidadania com a Secretária de articulação e parcerias Ivonice Campos tendo como acompanhante o Presidente da Associação Comercial de Brasília, Dr. Fernando Brites @fernando-p-brites;

- Gabinete da Dep. Federal Rosana Valle @rosanavalle ;

- Gabinete do Dep. Guiga Peixoto.

Mas para mim, enquanto Embaixadora do projeto Mulheres Pretas Empreendedoras,  o ponto alto desses encontros foi sermos recebidas na Secretaria Nacional De Políticas De Promoção Da Igualdade Racial pelo Secretário Paulo Roberto @paulorobertosnpir, do Ministério da mulher, da família e dos Direitos Humanos.

Essa Secretaria é de suma importância para o nosso projeto pois objetiva garantir à população negra, cigana, indígena, dentre outras, a igualdade de oportunidades, defesa de direitos e combate à discriminação e as demais formas de intolerância.

Conforme palavras do próprio Secretário "A igualdade não tem lado, não tem ideologia é uma temática basilar. É dever do Estado, como diz o artigo 2º do Estatuto da Igualdade Racial, promover a igualdade racial"

Esse também é meu entendimento e o que busco com o projeto Mulheres Pretas Empreendedoras.  Quando as Decididas brancas da nossa escola conhecerem as histórias, lutas e, principalmente a força de trabalho de nós, mulheres pretas, a inclusão acontecerá normalmente.

Essa viagem e, em especial, essa Secretaria, me fez entender que se é nosso dever enfrentar o racismo, combater a discriminação racial, valorizar a diversidade humana e garantir a igualdade racial em todo Brasil, para que os projetos e recursos, dessa Secretaria, alcance ás minorias, é preciso que os Estados, o Distrito Federal e principalmente os Municípios se capacitem para acessar esses recursos, além de institucionalizar o compromisso com as políticas públicas de igualdade racial.

Saiba mais sobre nossa comitiva a Brasília no meu Instagram.

@doroteia.mendes

 

 

 

 

 

 

 

 

MULHERES PRETAS EMPREENDEDORAS

Mulheres que Decidem
Maria Dorotéia Mendes Oliveira
Maria Dorotéia Mendes Oliveira Seguir

Dorotéia Mendes Empreendedora Contábil que simplifica a contabilidade para a mulher empreendedora; Proprietária da Agere Contabilidade; Líder Educadora da Escola Rede Mulheres que Decidem; Embaixadora do projeto Mulheres Pretas Empreendedoras

Ler conteúdo completo
Indicados para você